‹ voltar

'Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.' (Gálatas 4:28) 'Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.' (Atos 2:39)


Deus vai cumprir a promessa e devemos esperar nela

 

Em um mundo que não espera por Jesus, em sua Segunda Vinda, torna-se muito difícil evangelizar. Porque a palavra não é escutada. E, se ela for escutada, possivelmente, por muitos, ela não será acreditada. E, ainda porque, em muitas das vezes, ela até mesmo será ridicularizada.

A falta de fé é uma barreira quase que intransponível, que não é rompida de ‘fora para dentro’, ou seja, nenhum empenho de alguém externo moverá estes ‘muros’, só mesmo o querer do  indivíduo poderá ser o elemento que romperá esta barreira para deixar passar a Verdade. Esta é uma das razões, talvez a mais importante, pela qual Jesus, antes de realizar uma cura, perguntava ao doente se ele acreditava na realização daquele milagre que iria ocorrer:

E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.
E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes:
Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.
E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba. (Mateus 9, 27-30)


Esperar na promessa significa ter fé

Saibamos que o que nos movimenta para a realização de coisas espirituais é a fé. Na passagem abaixo, comprovamos que as realizações que dizem respeito à nossa vida, a tudo que afeta a nossa vida, física e espiritual, será feito, SE FOR, EM PRIMEIRO LUGAR, TAMBÉM DA VONTADE DE DEUS, de acordo com a nossa fé.

Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando:
'Tem piedade de nós, filho de Davi!'
Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele.
Então Jesus perguntou-lhes: 'Vós acreditais que eu posso fazer isso?'
Eles responderam: 'Sim, Senhor.'
Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: '
Faça-se conforme a vossa fé.' (Mateus 9, 27-29)

 

Tendo, pois, fé apliquemo-a na esperança das promessas de DEUS

Devemos ter fé nas promessas que Deus fez ao Seu povo. Encontramos muitas pessoas que têm fé em Deus para pedir muitas coisas, e esperam recebê-las. Mas não é a estes que eu me dirijo com este texto. Dirijo-me àqueles que devem, precisam e lutam para obter a consistência de uma fé viva e vibrante nas PROMESSAS DE DEUS. Feliz aquele que já a possui.

A Palavra de DEUS, desde o início, permitiu conhecermos antecipadamente fatos que, quando se cumprissem, confirmariam a fidelidade de DEUS em cumprir as Suas Promessas feitas à humanidade. O nascimento de Jesus é, por exemplo, o cumprimento da Promessa de Deus registrada por Seu servo, o profeta Jeremias:  

‘Dias virão’, declara o Senhor, ‘em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá. ‘Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra. Naqueles dias, Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’. (Jeremias 33, 14-16)

E também, lembrada em Atos dos Apóstolos:

‘Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;’ (Atos 13:23)

A descida do Espírito Santo sobre todos aqueles que estavam em oração junto com Nossa Senhora também foi fato que deu cumprimento a uma Promessa de Deus:

‘Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: ‘Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual falei a vocês. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo’.  (Atos dos Apóstolos 1:4-5)

‘E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.’ (Lucas 24:49)

 

Temos a certeza que as Promessas de Deus se cumprirão

Todas as promessas bíblicas se cumpriram ao seu tempo. Isso é algo único do texto bíblico. Nenhuma outra obra literária, de nenhuma outra religião tem, nem de perto a mesma precisão.

De todas as boas promessas do ­Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.’ (Josué 21:45)

‘Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.’ (Hebreus 10:23)

O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.’ (Salmos 145:13)

‘Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam, assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. (Isaías 55, 10-11)

‘Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas pro­messas que o Senhor, o seu Deus, fez dei­xou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhu­ma delas falhou.’ (Josué 23:14)

‘Bendito seja o Senhor, que deu descanso a Israel, o seu povo, como havia prometido. Não ficou sem cumprimento nem uma de todas as boas promessas que ele fez por meio do seu servo Moisés.’ (1 Reis 8:56)

 

E quais são as promessas de Deus para estes tempos finais?

Há uma Promessa de Deus a se cumprir em nossos tempos: A SEGUNDA VINDA DE JESUS. Quem está preparado e esperando esse retorno?

‘Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:27)

‘E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.’ (Lucas 21:27)

‘E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.’ (Marcos 13:26,27)

A Segunda Vinda de Jesus, em Glória, significa para nós muitas coisas. A quebra do jugo de dominação do pecado sobre a raça humana será uma das vitórias que Jesus trará à Terra. A ruptura dessa dominação ocorrerá quando o demônio for lançado fora, quando ele for derrubado, conforme Apocalipse 12, 10.

‘E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.’ (Apocalipse 12:10) 

Mas não é só isso que a Segunda Vinda de Jesus Cristo trará...

 

A Salvação e a Vida Eterna – Promessas de Deus que serão alcançadas por aqueles que conservarem a Fé   

‘E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.’ (1 João 2:25)

‘Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.’ (Tiago 1:12)

‘Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.’ (2 Pedro 3:13)

‘Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça.’ (Salmos 119:123)

‘Queremos que cada um de vós mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenhais a plena certeza da esperança, Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.’ (Hebreus 6:11,12)

‘Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.’ (Salmos 138:4)

‘Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida.’ (Salmos 119:50)

‘A tua promessa foi plenamente comprovada, e, por isso, o teu servo a ama.’ (Salmos 119:140)

‘O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele.’ (Deuteronômio 28:9)

E para alcançar a promessa de Deus necessário é, primeiro, fazer a Sua Vontade.   

‘Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.’ (Hebreus 10:36)

 

As promessas que Deus tem para conosco

GANHAREMOS UM CORPO GLORIOSO, UM CORPO ESPIRITUAL QUE NÃO PASSARÁ PELA MORTE, MAS SERÁ O NOSSO CORPO PARA VIVER NA ETERNIDADE COM DEUS.

‘.... todavia, os que forem julgados dignos de tomar parte no mundo vindouro e na ressurreição dos mortos não mais se casarão nem serão prometidos para matrimônio, e também não podem mais morrer, pois são como os anjos. São filhos de Deus, sendo igualmente filhos da ressurreição.’ (Lucas 20, 35-36)

'E o último inimigo que será destruído é a Morte.' (1 Coríntios 15:26)

'Contudo, Eu mesmo os redimirei do poder do Sheol, da sepultura; Eu os resgatarei da morte eterna!' (Oséias 13, 14)

‘…Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. Assim como obtivemos a imagem do homem terreno, receberemos de igual modo a imagem do homem celestial. Todos seremos transformados. (1 Coríntios 15, 48-49)

 

O POVO DE DEUS CONVIVERÁ COM O PRÓPRIO DEUS, como foi um dia, antes do pecado original.

'Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: 'Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.' (Apocalipse 21, 3)

 

VEREMOS O TRIUNFO DO REINO DE DEUS SOBRE O REINO DO DEMÔNIO. Após o maligno ser vencido aqui na Terra, Deus implantará Seu Reino de Paz e Justiça.

HAVERÁ O FIM DA MORTE, DA TRISTEZA, DAS LÁGRIMAS, DA DOR.

'Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou'. (Apocalipse 21, 4)
 

DEUS NOS LIBERTARÁ DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. Veremos coisas novas, pois o Senhor disse que fará novas todas as coisas. Teremos novos céus e uma nova Terra.


'O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.' (Apocalipse 21, 7)

 

Aos incrédulos

Mas o que restará se não acreditarmos? Os que não acreditam nas Palavras e Promessas de Deus são chamados INCRÉDULOS. Serão os INCRÉDULOS reunidos com outros pecadores e destinados a irem para o mesmo lugar que aqueles: o lago de fogo.   


‘Mas os covardes, OS INCRÉDULOS, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte’. (Apocalipse 21, 8)

 

Exortação à fé

Para aumentar nossa fé, afastando a descrença que reinaria em profusão nestes últimos tempos na Terra (Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? - Lucas 18:8), um texto nos foi deixado por Deus, por intermédio de Seu apóstolo Pedro.

A Segunda Epístola Universal do Apóstolo Pedro foi escrita justamente para exortar o ânimo daqueles que estariam vivendo nos tempos do Apocalipse, ou seja, nós. A Carta do Apóstolo faz menção à dúvida de muitos, nos últimos dias, que poderiam achar que a promessa da vinda de Jesus teria sido invalidada. Mas, argumenta o discípulo para nos convencer exatamente do contrário: se ‘os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios’ consideremos a certeza de que este juízo virá, e também os homens (principalmente eles) estarão sendo submetidos a ele; assim, devem esperá-lo mantendo-se irrepreensíveis.

Se lhe faltar a fé, leia várias vezes o capítulo 3 da Segunda Epístola de Pedro, pois o Senhor quis nos deixar esta exortação para não perdermos a fé em Suas preciosas promessas,   

 

2 Pedro 3

Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;
Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo:
Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a
vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.
E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
(2 Pedro 3:1-18)

n/d

Que todos possam poder dizer, no final da vida terrena, já próximo da partida, como o apóstolo Paulo disse:   

'Combati o bom combate, acabei a carreira, GUARDEI A FÉ.' (2 Timóteo 4:7)

‘Portanto, irmãos, sejais pacientes até a vinda do Senhor. Vede como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejais também pacientes e fortaleçais o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.’ (Tiago 5:7-8)

'Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.' (2 Coríntios 7:1)

'E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.' (Joel 2:32)

 

Pois, irmãos, uma coisa é certa: DEUS VAI CUMPRIR A PROMESSA, E DEVEMOS ESPERAR NELA. AMÉM.

 


Busca


Quinta-feira, 25 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol